segunda-feira, 3 de maio de 2010

O empréstimo de Portugal à Grécia para Tótós.



(Drama num acto.)

Algures numa qualquer reunião com os estado-membro da União Europeia.

Mr. Europe – Caros amigos..

Zé Tuga (num discurso com os seus botões) - (‘Tou teso! Liso! Sem cheta, pilim, cacau.)

Mr. Europe – A Grécia encontra-se num estado deplorável…

Zé Tuga – (Isto tá muito agreste. Mas como é que eu hei-de parecer que tenho guito. Como é que eu consigo dar volta aos tansos da Standard & Poor e subir no ranking.)

Mr. Europe - … a sua situação piora de dia para dia….

Zé Tuga - (Tem que haver uma maneira.)

Mr. Europe - … (precisamos de nos unir. Todos precisamos de ajudar a consolidar…)

Zé Tuga – Olha m’este! Consolida filho. Consolida filho – isso era a música do outro. Raios me partam estes gajos!

Mr. Europe – Num esforço internacional…

Zé Tuga – (Pois, pois para estabilizar esta destabilização filha-da-puta. Mas este gajo anda a ouvir música reaccionária portuguesa. Chiça!)

Mr. Europe – …da zona euro.

Zé Tuga – (Ora bem. Agora é que falas bem. Euros. Muitos. Isso é que eu precisava.)

Mr. Europe – vamos ter que emprestar dinheiro à Grecia. A partir…

Zé Tuga – (É isso cum camandro. Estes gajos são uns génios. Se eu emprestar dinheiro vão pensar que eu estou cheio dele. Além disso ao emprestar vão-me devolver o carcanhol com uns juros altíssimos, pá aí uns 20%. Porreiro pá! È melhor chegar-me já à frente para parecer que bem). Psst… ó faz favor, Mr. Europe. Assenta aí pá: Portugal entra com 2064 milhões de euros e não se fala mais nisso, tá bom sôce.

E foi assim com este golpe de alto desenrascanço lusitano que Portugal está a contar aldrabar os espertalhões da União Europeia. Como já dizia José Mário Branco: “para safado, safado e meio” e nesse campo poucos tendem a ser melhor que nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário