domingo, 16 de setembro de 2007

Terra Longe, Terra Perto

Tive hoje, finalmente!, oportunidade de visitar a exposição "Terra Longe, Terra Perto", patente ao público na sede da AERSET até dia 14 de Outubro.

Promovida pelo Museu da Presidência da República, e integrada ainda nas comemorações do Dia de Portugal em Setúbal, esta mostra conta com obras de relevante interesse artístico, de que se destacam o quadro 'Os Emigrantes', de Domingos Rebelo, a escultura 'Desterrados', de Soares dos Reis, e tapeçarias de Portalegre com desenhos de Almada Negreiros. Estão ainda disponíveis diversos documentos pessoais de emigrantes portugueses do início do século XX, e pertencentes a colecções privadas.

Mais do que quadros, esculturas, ou tapeçarias, o que me fascina nesta exibição é o ser português. O partir à conquista do futuro, sem certezas sobre o presente. O desejo de regressar, não raras vezes colidindo com o sentimento de pertença criado na terra de acolhimento (e de adopção)... a angústia a confundir-se com a saudade... É isto que sentem os 5 milhões de portugueses que vivem fora do seu país.

Participei no programa ERASMUS. Estive quatro meses fora do meu país, da minha cidade. Embora o telefone e a internet ajudassem a manter um contacto próximo, não deixei nunca de sentir a angústia da partida, o desconforto da chegada, a saudade após o regresso... Senti-me emigrante.

Ser emigrante é ser português, faz parte da nossa identidade cultural enquanto povo. E ser migrante também. Atentem só nas raízes dos vossos antepassados; provavelmente, os meus caros leitores são, na melhor das hipóteses, a quarta geração de setubalenses! Esta cidade foi, sem dúvida, ponto de atracção para todos aqueles que, abandonando a sua terra natal, procuraram dentro do país melhores condições de vida na indústria que se expandia na urbe... e a indústria conserveira setubalense para isso muito contribuiu.

Não deixem de visitar esta exposição. Recordo que está patente na sede na AERSET (antigo edifício do Banco de Portugal - Avenida Luísa Todi, n.º 119), de Terça a Domingo, das 14h00 às 20h00. Termina a 14 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário