Sinopse
Mesmo depois de se tornar rainha de Inglaterra Elizabeth enfrenta inúmeros problemas: o facto de não ter consorte e a forte oposição da Igreja católica que desejava que o país fosse governado por alguém fiel aos príncipios de Roma. Apesar da Rainha Mary Stuart se encontra presa consegue através dos serviçais trocar correspondência com o Rei Filipe II e juntos conseguem forjar uma aliança que tinha como objectivos o assassinato de Elizabeth e a tomada do trono por parte de Mary Stuart. Porém a traição é descoberta, Mary Stuart é condenada à morte o que leva a que Filipe II junte a sua Armada Invencível para conseguir derrobar a monarquia protestante de Elizabeth.
Comentário
Inúmeros elementos deste filme levam o espectador a cair em sucessivos erros. O primeiro dos quais começa logo pelo subtítulo The Golden Age. Este filme não retrata o período áureo do reinado isabelino, mas sim o momento que possibilitou esse período: a derrota da Armada Invencível afastou definitivamente os católicos de tentarem colocar no trono de Inglaterra um soberano respeitador dos poderes de Roma. Outro erro do filme é o dar particular relevo aos ambientes palacianos em detrimento dos factores políticos, militares e sociais deste período conturbado da História de Inglaterra. Por fim, o último erro é o da figura de Francis Drake, o orquestrador e responsável pela derrota da Armada Invencível estar apagado, sendo que a única referência é feita de forma tão subliminar que para algum espectador mais desatento pode passar desapercebida. Resta então muito pouco a este filme: aproveita-se sem sombra de dúvida o guarda-roupa, a fotografia, a caracterização.
O Melhor:
O Guarda-Roupa, a Fotografia e a Caracterização
O Pior:
O desrespeito total e absoluto da figura de Francis Drake. A tentativa de humanização da Rainha e consequente colocação em segundo plano das razões políticas e religiosas que levaram a que certos acontecimentos ocorressem.
Frase que melhor define o filme:
Onde está Francis Drake?
Classificação:
4 / 10
Sem comentários:
Enviar um comentário