sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Mulher e Arma Com Guitarra Espanhola



Em Mulher e Arma com Guitarra Espanhola, o último volume da trilogia do assassino profissional Peter Maynard de Dennis McShade (pseudónimo de Dinis Machado) o tema central da história gira em torno de um problema de alcova.

Steve dos Olhos Bonitos, um “homem de uma baixeza quase integral”, vê-se a braços com um dilema: está apaixonado por Nora que o traí constantemente com um músico de jazz. Esta situação torna-se insustentável ao ponto de Steve decidir contratar um assassino profissional sem escrúpulos de alcunha o Menino para ligar a sua grande paixão. Tudo estaria bem se não se desse o caso do assassino não ter cumprido o contrato e ter desaparecido com o sinal do dinheiro. Steve começa a ficar apreensivo ao ponto de julgar que se deu o caso do Menino ter passado para o outro lado. Para minimizar esta situação, vê-se obrigado a contratar os serviços de Maynard para que este encontre o paradeiro do Menino. Ao aceitar este trabalho Maynard vê-se envolvido numa série de acontecimentos inesperados e que envolvem a John Birch Society (um organização nazi), uma organização anti-nazi não identificada e um clube de amantes da literatura que se reúnem num bar chamado “As Vinhas da Ira” (Grapes of Wrath de John Steinbeck). Todas estas situações servem também para fazer crescer o carácter de Maynard que pela primeira vez trava contacto com outras áreas do submundo do crime. 

Sem dúvida que o leitor pode começar por pela leitura de qualquer uma das obras desta trilogia visto que não existe nenhuma relação interior entre as três. Não obstante, para a melhor compreensão do universo maynardiano talvez fosse conveniente começar pela obra Mão Direita do Diabo, pois a presente obra serve para fechar esta saga com chave-de-ouro e que levaram a que estas obras ficassem para sempre no imaginário dos leitores do que a leram. Por mera curiosidade não podia deixar de lado a oportunidade de dizer que estas obras antes desta edição era de difícil aquisição. Calcorreei muitos alfarrabistas e feiras do livro de segunda-mão à procura destas obras mas nunca consegui adquirir nenhuma.


Mulher e Arma Com Guitarra Espanhola

Sem comentários:

Enviar um comentário